quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Entender, analisar e interpretar um desfile de moda.

Luzes, Cliques e muito glamour, é assim que as pessoas costumam imaginar o mundo das passarelas. Na verdade para fazer um desfile de moda, existe muito trabalho, correria, profissionalismo e muito conhecimento de causa. O fascinante mundo dos desfiles de moda exige determinação, paciência, coragem e muita pesquisa.Se você tem tentado ou vai começar a tentar entrar no mercado de produção de desfiles e show-rooms você deve saber que 99% do mercado acontece distante dos holofotes da mídia de moda.Marcas e empresas gastaram calma e um monte de dinheiro para que algumas modelos passem por um tablado de madeira, vestindo roupas que qualquer um pode ver nas vitrines (e até mesmo provar), para que centenas de outras pessoas pudessem ver aquelas roupas e comprá-las. Qual a finalidade disto tudo?A partir desta disciplina vamos fazer um mergulho nas possibilidades e meandros da Organização e produção de Desfiles de Moda.

O QUE É DESFILE DE MODA?
Basicamente um desfile de moda é uma peça de marketing. bastante barata se comparada a outras mídias tais como televisão ou outdoor. A intenção de se fazer um desfile de moda, portanto, é basicamente vender moda, vender roupas, que alguma confecção está disponibilizando no mercado, alguma loja está vendendo, ou mesmo um estilista está criando.Como observado por Feghali e Dwyer no livro Engrenagens da Moda, O desfile é a ponta final da cadeia produtiva que coloca a "moda" em circulação na mídia e no mercado. Esse tipo de evento ajuda a estabelecer um cronograma de produção que reúne informação de toda a engrenagem da cadeia produtiva."A roupa – entendida como produto – é o único objeto de consumo que leva dois anos para ficar pronto, começando como fibra até, finalmente, chegar a loja onde é vendida como roupa"."Para que o desfile aconteça em sua plena potencialidade e que os negócios se realizem, uma ampla rede de mão-de-obra especializada aplica criação e técnica para concretizar a transformação de moda em" Moda ".

Durante as semanas de moda, marcas apresentam suas ideias na passarela, todo mundo noticia, mas – você sabe como entender um desfile? À primeira vista, é possível ficar perdido com tanta informação: o que olhar primeiro? Como os jornalistas conseguem descobrir as tendências? Para ajudar a tirar essas dúvidas, perguntei a editores de MODA.

Um jeito fácil de entender os desfiles é dividir sua “análise” em etapas. A editora de moda do Jornal do Brasil e do Terra, Iesa Rodrigues, ensina que os cinco primeiros looks na passarela são aqueles onde o estilista coloca o conceito da coleção. “Geralmente, as marcas apresentam no início as ideias principais do seu tema: é um desfile urbano? Ou é algo mais natural, selvagem?”, diz. Depois, a editora indica prestar atenção nas cartelas de cores, quais se repetem mais, se tem pitadas de outras, etc. “Todo consumidor quer saber qual vai ser a cor da estação”, afirma Iesa. Tentar entender quais são as principais silhuetas também é legal: tem o ombro marcado? Ou o volume está no quadril? A cintura veio marcada? Quem consome moda também quer saber quais comprimentos mais em alta, por isso é outro aspecto para prestarmos atenção, de acordo com Iesa.

Luigi Torre, editor de moda do portal FFW, da revista U+Mag e dono do blog About Fashion, também deu suas dicas. “Acredito que antes de se ver um desfile, temos que ter pelo menos um histórico da marca, saber o que ela já fez, qual o estilo dela, seu público. Depois, pesquisar qual foi o tema, a inspiração para aquele desfile”, afirma. Com essas informações, Luigi diz que podemos pensar na imagem que o desfile passou: se ela está de acordo com a cara da marca, se ela está focada no presente ou se trouxe alguma coisa inovadora. A marca está fazendo mais do mesmo ou propôs algo novo? Junto com essas informações conceituais, ver a parte técnica (cores, tecidos, comprimentos, formas, acabamentos). Mesmo que sem conhecimentos aprofundados de moda, é possível perceber que uma moda para jovens pode ter cometido um equívoco se fez roupas mais sérias e fechadas, não é? Com as fotos de detalhes, hoje em dia, podemos ver se uma roupa é bem feita ou não. “Com essas informações técnicas, além da sua interpretação pessoal, podemos ver se a marca conseguiu seguir suas ideias conceituais ou não – ou seja, se a coleção funcionou ou não”, afirma Luigi.

Para a mítica editora Regina Guerreiro a qualidade da coleção, se as roupas são bem feitas e bem pensadas, vêm em primeiro logar. Independente se você acha bonito ou feio. Em segundo, vem a criatividade. “Temos que ver se alguém conseguiu trazer alguma novidade para a moda, porque ela está se repetindo muito! E por isso eu estou aqui morrendo de sono (risos)”, avisa Regina, famosa por seu humor ácido. O terceiro ponto é a eficiência da coleção: “Alguns estilistas criam roupas maravilhosas, mas que parecem mais figurinos de teatro, nenhuma mulher vai usar. Ficam muito conceituais”. E, por último, uma boa coleção, de acordo com Regina, tem humor, ironia. “Se não, fica tudo muito chato!!!!”

Resumindo:
Para Iesa Rodrigues, os principais pontos do desfile são:
- 5 primeiros looks mostram o tema da coleção
- Cartela de cores
- Principais silhuetas
- Comprimentos

Para Luigi Torre, é importante prestar atenção em:
- Pesquisar o histórico e estilo da marca
- Saber qual o tema da coleção
- Juntar essas informações com cores, formas, comprimentos, tecidos, acabamento, etc;
- No final, ver se funcionou, se a marca conseguiu passar qual era o tema, se foi inovador


Para Regina Guerreiro, um bom desfile tem:
- Qualidade
- Criatividade
- Eficiência
- Humor

Bom gente é isso, espero ter ajudado a todos! Aproveitei o embalo da aula do Perroca hoje e quis ajudar a todos, agradeço aos três por terem respondido ao meu email ao se prontificarem ao nos ajudar. Pra quem não sabe abaixo estarei colocando os dados dos três editores de moda:

Iesa Rodrigues
Trabalha em jornalismo voltado ao segmento há mais de 40 anos. De ilustradora no Caderno Feminino do JB a editora dos Cadernos Viagem, Consumo, Decoração e Estilo, Iesa sempre se considerou repórter de moda.

Luigi Torre
Editor de moda do portal FFW, da revista U+Mag e dono do blog About Fashion.


Regina Guerreiro
Jornalista brasileira. Foi editora e diretora da Vogue durante 14 anos, estagiou na Harper's Bazaar, abriu uma empresa de consultoria de moda no Brasil e é considerada por muitos como uma autoridade no mundo da moda.

Jackeline Roque

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