domingo, 28 de agosto de 2011

Indicação: Copy Paste Fashion Week por Jackeline Roque

NA MODA .. NADA SE CRIA TUDO SE COPIA!

Esta frase é a que mais gosto em relação a moda, acho realmente complicado hoje em dia alguém dizer que criou algo, normalmente o que se faz é pegar referências e elementos dos anos 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90… e colocar com uma cara mais nova.
Prova disso é o site CPFW (Copy Paste Fashion Week) nele podemos ver claramente comparações de desfile e tendências passadas e atuais iguais!


Lembrando que estou só dizendo a minha opinião sobre essa questão da "copia" no mundo da Moda. Hoje em dia criar moda ou até mesmo inventar como fazia Christian Dior e Coco Chanel é realmente muito complicado. Quando a cópia vem seca, crua, se iguala à sua fonte criadora, sem nenhuma adaptação, não me agrada. Porém, quando a fonte criadora serve apenas de inspiração, aí sim, tenho a ousadia de chamar de originalidade.

Sei muito bem que estilistas nacionais muitas vezes se inspiram nas tendências gringas para que possamos vestir aquilo que as outras pessoas ao redor do mundo vestem. Mas até mesmo os estilistas estrangeiros se copiam e ou se inspiram em coleções antigas.

Quem não se lembra do bafafá em torno da 284 e a famosa grife Hermès?
Com a proibição da venda das bolsas de moletom da 284. Se for analisar friamente, o mercado da pirataria falsifica inúmeras bolsas da Hermès e ainda lucra MUITO com as vendas. E o que a maison francesa faz? Nada. Pelo menos, nunca li, nem ouvi qualquer processo de pirataria da Hermès. Ok, que não existe o controle no mercado “pirata”, mas ao meu ver, a 284 transformou um ícone da moda em algo mais pop, afinal não é todo mundo que tem R$ 30.oo0 reais para investir em uma bolsa da Hermès. O caso 284 x Hermès já teve um desfecho: a venda foi proibida.

... até que ponto vai a inspiração e começa o plágio? Vale pensar.
Jackeline Roque
@jackeroque

0 comentários:

Postar um comentário